Coordenador : Marcelo Moreira Antunes
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 389610.2206.299687.14022023
Departamento/Setor: GEF
Área Temática : Cultura
Tipo: Cursos
Publico Alvo : Alunos de graduação e pós-graduação em educação física, além de interessados na cultura das artes marciais chinesas.
Objetivo
Compreender a caracterização do shuaijiao enquanto arte marcial chinesa; Conhecer os aspectos históricos e culturais do shuaijiao; Compreender os diferentes cenários onde o shuaijiao se desenvolve; Caracterizar os conteúdos teóricos e práticos do shuaijiao; Conhecer e praticas os conteúdos práticos básicos do shuaijiao; e Conhecer os aspectos pedagógicos aplicados ao ensino do shuaijiao.
Resumo
As artes marciais asiática possuem um amplo campo cultural para conhecimento da vida e da história de outros povos. A diversidade de modalidades de combate são múltiplas, e o shuaijiao (wrestling chinês) é um dessas manifestações de grande antiguidade na história chinesa. O curso Introdução ao Shuaijiao objetiva realizar estudos dos conceitos e caracterização do shuāijiāo. Estudar ainda os aspectos históricos e culturais do shuāijiāo. Compreensão das características teóricas e práticas da modalidade e exercícios preliminares. Por fim, construir conhecimento dos aspectos pedagógicos para o ensino da modalidade.